Attribution

EXCLUSIVO: Entrevista com um dos “criadores” do EAC!

Encontro de Adolescentes em Cristo – EAC já pode ser considerado um adolescente na idade. Isso mesmo, neste ano de 2010 ele estará debutando ao completar 15 anos de nascimento. Para presenteá-lo, a equipe dos Evangelistas, com total EXCLUSIVIDADE, realizou uma entrevista inédita com um dos seus progenitores, Jader B. Souza Júnior. Juntamente com Ana Karina, André Pessoa, Dani, Beto, Ratinho, Mário Neto, Adriana (Baixinha), Suty, Bel e Andréa, em abril de 1995, nosso entrevistado criou e trabalhou no 1º EAC da história da Paróquia de Casa Forte, cujo tema foi “Construindo um Mundo Melhor”.

Jader, por que surgiu a necessidade da criação do EAC?
Existia uma lacuna entre o Encontro de Jovens em Cristo - EJC e a Catequese. Faltava encaixar os adolescentes em um Encontro voltado pra eles, que falasse mais a linguagem deles, até porque só se podia fazer o EJC a partir dos 16 anos. A gente achava muito cedo para um adolescente fazer um EJC, e, para que o ele se sentisse mais "parte do Grupo", integrado de fato, era quase que imprescindível que fizesse o Encontro. Então a Supervisão Jovem da época que, diga-se de passagem, resgatou o Encontro de Jovens, fez um trabalho que, até aquele momento, ninguém tinha conseguido fazer: criar o Encontro de Adolescentes em Cristo

Como foi o início de tudo?
Foi bem corrido, nos reunimos em Janeiro e já em Fevereiro fomos anunciados na Paróquia. Foi bem complicado, porque nenhum de nós tinha a mínima noção do que seria ser um Supervisor de Encontro, é muito trabalhoso! Pra se ter idéia, você deixa de ter vida própria, sua vida particular passa a ser secundária. É quase uma profissão, só não é remunerada financeiramente, mas tem um pagamento interior que não tem dinheiro que pague... Bom, mas o fato é que o primeiro Encontro foi criado e organizado em menos de 03 meses, numa correria grande, com muitas barreiras e problemas. Até então, existia uma idéia pré-concebida do que era um “Encontro com Cristo” e tínhamos que fugir dela, pra que os adolescentes, quando fossem fazer o EJC, tivessem novas surpresas, fosse de verdade um Novo Encontro e não apenas uma reprise do EAC, com uma "roupa nova".

Quem estava lá?
A maioria das pessoas que trabalharam e fizeram, já não fazem mais parte do Encontro. Mas tenho uma certeza GRANDE, todos têm muitas boas recordações daqueles dias. Foi uma experiência muito boa e pra se ter idéia, mais de 80% dos adolescentes que fizeram o Encontro continuaram participando das reuniões aos domingos.

Quantas pessoas trabalharam no 1º?
Trabalharam pouco mais de 70 pessoas. Fizemos uma estrutura bem reduzida. Para se ter idéia, quem ficou com a equipe da limpeza foi a Supervisão Jovem, porque ela não queria de forma alguma que aumentássemos mais o número de integrantes. Tínhamos que fazer um Encontro diferente! E a Supervisão Jovem ficava nos dando toques, eram nossos consultores e também trabalhavam no Encontro.

Quantos adolescentes fizeram o 1º EAC??
Foram 49 adolescentes. Eram 04 equipes de 12 adolescentes, ou melhor, uma ficou com 13 adolescentes, pois teve uma particularidade: como nós éramos iniciantes como Supervisores, não sabíamos que tínhamos que deixar algumas vagas para o Padre. Na quarta-feira, antes do início do Encontro, a surpresa: Padre Edwaldo pergunta pelas vagas dele e não havia nenhuma! Ele ficou meio chateado, mas disse que de pelo menos uma iria precisar. Esta era a vaga de Maria Laura, uma adolescente que ficou conosco durante todos os domingo, durante os cinco anos que trabalhei lá. Depois, ela ainda fez o EJC e ficou lá acho que mais de 10 anos. Na véspera do Encontro, estávamos quase enlouquecendo para preparar tudo para a nova adolescente que tinha acabado de entrar. Tivemos que arrumar uma equipe para ela, preparar crachá, fazer um novo quadrante (afinal tinha que ter o nome dela em todos), nome na sala, nome na cozinha, lugar no plenário, lembrancinhas, avisar a todos os palestrantes que tinha uma adolescente a mais. Bom, toda a estrutura teve que ser reajustada em 02 dias, já que o EAC começava na sexta à noite, para quem estaria trabalhando.

De lá pra cá, você vem participando ativamente do EAC? Em quantos já trabalhou? Quais anos?
Já trabalhei em 23 Encontros de Casa Forte. Em 1994, foram 02 Encontros de Jovens, fiz o primeiro e trabalhei no segundo daquele ano. Até fechar meu ciclo em 2005, quando fui transferido a trabalho para Natal/RN, de lá pra cá, não tive mais condições de tempo para trabalhar e freqüentar as reuniões de preparação. Trabalhei em mais 03 encontros que fizemos fora de Casa Forte.

Comparando o 1º EAC com os mais recentes, quais diferenças você destacaria?
São muitas as diferenças, é totalmente diferente! Ele foi totalmente reestruturado por 04 vezes, eu acho, pois não sei como é hoje direito, não trabalhei ainda nesta estrutura atual.

O que permanece igual aos primeiros (há semelhanças)?
Pelo que sei, praticamente, nada. Quando eu era Supervisão, já tínhamos mudado muita coisa do primeiro, mas precisaria ter uma idéia melhor de como está hoje, para saber se há algo parecido.

O sentimento de ter trabalhado/trabalhar ainda é o mesmo? Por quê?
Trabalhei no EJC até 2005 e no EAC até 2004, assim foram 12 anos de Encontro de Jovens e Adolescentes. O primeiro, quando eu fiz o Encontro, sem dúvidas, foi a melhor experiência que tive! Mas cada Encontro teve um valor diferente, cada um foi um aprendizado, seja por conta da equipe que trabalhei, seja pela fase da minha vida, foram anos que não têm preço.

O que mudou na sua vida de quinze anos para cá com relação aos EAC's?
Minha vida mudou completamente após o Encontro. Fiz o EJC em 1994, e foi até hoje a melhor coisa que já fiz em toda a minha vida! Foi um Encontro com Cristo de verdade! Não tinha nenhuma experiência com Cristo até aquele mês de Maio de 94. Viver aquele Cristo, naquele final de semana, fez minha vida mudar de verdade! Não estou dizendo que virei um santo, de forma alguma. Continuo errando e tropeçando sempre, mas a minha aproximação com Deus me faz pensar mais e tentar aprender sempre com as falhas e defeitos que eu tenho. A partir daquela data, fiquei sempre trabalhando nos Encontros e nos eventos da Igreja. Em 2005, fui chamado para ser Supervisão, coisa que nunca acreditaria que pudesse acontecer, foi um presente que Deus me deu. O EAC passou a ser minha vida, sem exageros! Eu ficava mais na Paróquia do que na casa. Na época dos Encontros, eu tinha reunião quase todos os dias e, as vezes, até dormia em Casa Forte, na casa de alguém. Minha família reclamava demais, amigos que não eram do encontro me chamavam de "coroinha"... Mas, era muito bom estar ali, tínhamos um grupo muito unido! Meus melhores amigos são os dessa fase! Até hoje, quando encontro alguns adolescentes, hoje adultos, daquela época, eles fazem questão de falar comigo!


A equipe dos Evangelistas deseja a todos, encontreiros e encontristas do EAC 2010, um ótimo encontro!

Fiquem com Deus.

0 comentários: