Attribution

Resumo das Reuniões sobre Drogas - 27/09 e 04/10

Na reunião do domingo (27/09), foi debatido um assunto de grande importância, as drogas. A reunião começou com a demonstração de um vídeo que mostrava cenas de o que acontece quando a pessoa se envolve com drogas.

Logo após o vídeo, Fábio, basicamente, falou da sua experiência com as drogas e as consequências que ela trouxe para sua vida. Ele enfatizou a maneira que Deus o ajudou a superar esse problema. Depois, uma psicóloga, responsável por cuidar de pessoas envolvidas com drogas, contou um pouco da sua experiência com os pacientes que recebe, e de como a família se envolve nisso.
Já no domingo (04/10), a reunião contou com a presença do policial federal Ribamar, que conversou sobre a coca, o crack, a maconha e o ecstasy. Começou a sua apresentação com um vídeo que mostrava como se é produzida a cocaína, a partir dele, os adolescentes e jovens puderam entender como essas drogas agem no organismo.
Ribamar falou sobre as Drogas Psicotrópicas, uma das mais conhecidas é a anfetamina. Um tipo de droga lícita, seu uso baseia-se em um aumento da capacidade física do usuário. Elas aumentam funções do organismo que deixam a pessoa “ligada”. Como em todas as drogas, a anfetamina provoca delírios e paranóias, estados conhecidos como psicose anfetamínica podem levar o usuário ao suicídio por razões ilusórias. Seu uso contínuo pode levar à degeneração das células cerebrais, causando lesões irreversíveis ao cérebro.
Também foi comentado os tipos de uso, o abuso e a dependência da droga. Os tipos são: experimental, quando o jovem apenas experimenta, achando que só será daquela vez; contínuo, quando se entra nesse mundo com a intenção de ficar, de fugir dos problemas. O abuso se dá apenas para o usuário, pois ele apenas prejudica a si próprio, na saúde, como é o caso dos fumantes. A dependência ocorre quando não se há controle algum sobre si próprio, é a droga que manda nos sentidos e extintos do usuário.
São dadas três classificações para as drogas:
1- Estimulantes: cocaína (muitas vezes, no seu processo de refino são misturados diversos produtos como cimento em pó, pó de vidro e talco, perdendo a sua pureza e se tornando mais ou menos poderosa), crack (é uma mistura de cocaína em forma de pasta não refinada com bicarbonato de sódio), merla (uma variação do crack, com um poder alucinógeno ainda maior. É feita com sobras do refino da cocaína misturada com querosene e gasolina).
2- Depressoras: álcool (a mais conhecida e consumida droga no mundo), heroína (uma variação da morfina, apresentada no estado sólido. Causa rapidamente dependência química e psíquica, agindo como um poderoso depressivo do sistema nervoso central), morfina (uma variação do ópio, com características parecidas com a da heroína, porém, em menor grau. Usada no alívio da dor de pacientes terminais de câncer), cola de sapateiro (produz sensação de euforia e excitação, perturbações auditivas, visuais e até alucinações), os barbitúricos (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos) e seus derivados.
3- Perturbadoras: maconha e o haxixe (usados na forma de cigarro, podendo ser ingerida ou inalada. Inicialmente há uma sensação de maior consciência e desinibição, porém, podem perder a noção de espaço. Apresentam-se com os olhos vermelhos e muito apetite. O excesso pode produzir efeitos paranóicos e pode ativar episódios esquizofrênicos), LSD (a droga se apresenta em cartelas subdivididas em “pontos”, sendo ingerida ou deixada embaixo da língua. Provoca uma sensação de liberdade, distorce tudo ao seu redor e causa um fenômeno chamado “flashback”, quando o usuário após semanas ou meses sem consumir a droga, começa a sentir os efeitos, como se tivesse acabado de consumi-la. Causa taquicardia, dilatação das pupilas e sudorese), ecstasy (seus principais efeitos são uma euforia e um bem-estar intensos. A droga age no cérebro aumentando a concentração de suas substâncias, também provoca alucinações. A principal causa de óbitos entre os seus consumidores se dá por conta do aumento da temperatura corpórea, de até 45 graus, causando também um descontrole da pressão sanguínea), cogumelos (seu consumo é feito por meio de um chá, feito com o cogumelo. Causa sensações agradáveis ou desagradáveis, além dos efeitos físicos, como a dilatação das pupilas, sudorese, taquicardia e náuseas. Normalmente não induzem a dependência, um dos problemas preocupantes são os delírios persecutórios, de grandeza ou acesso de pânico), etc.
A prevenção deve ocorrer, pois diminuirá a demanda, reduzirá os custos à saúde, visará o bem-estar social e os danos causados pelo indivíduo serão reduzidos. Para que essa prevenção seja eficiente, a família deverá se manter presente em todos os momentos, pois o jovem vai em busca das drogas porque não há amor e atenção para ele em sua casa.
O tráfico aparenta ser um “bom” negócio, pois rende bastante dinheiro. Porém, se o traficante for pego, será preso, podendo pegar uma pena de mais de 20 anos. Os usuários que forem pegos consumindo a droga, poderão cumprir suas penas com trabalho social. Mas o melhor para a sociedade é a conscientização, pois se não há procura, o traficante não terá dinheiro para comprar.
Logo após, a psiquiatra Gilvanice tirou todas as dúvidas sobre os efeitos (citados acima) das drogas.

Adolescente, fuja desse caminho, pois o melhor caminho é o de Cristo. Permita que Ele viva em você!

Fiquem com Deus.


0 comentários: